Exercícios 1º ano do Ensino Médio

PROPOSTA DE ATIVIDADE

1 - Leia o poema a seguir, do pernambucano João Cabral de Melo Neto e, em seguida, responda as questões:

Os rios que eu encontro
vão seguindo comigo.
Rios são de água pouca,
em que a água sempre está por um fio.
Cortados no verão
que faz secar todos os rios.
Rios todos com nome
e que abraço como a amigos.
Uns com nome de gente,
outros com nome de bicho,
uns com nome de santo,
muitos só com apelido.
Mas todos como a gente
que por aqui tenho visto:
a gente cuja vida
se interrompe quando os rios.

a) Que tipos de rio são descritos no poema?

b) Sob que condições climáticas eles aparecem?

c) Interprete a última frase do poema “Mas todos como a gente que por aqui tenho visto: a gente cuja vida se interrompe quando os rios”.

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA DO DIA 24 DE JUNHO 

1.  Observe as charges a seguir e elabore um texto relacionando o conteúdo das imagens, os vídeos postados no blog sobre poluição das águas (Midway e Sopa plástica) e o problema da poluição dos oceanos.

poluicao_agua   images (5)

QUESTÕES SOBRE “ÁGUA”

1. (Enem) A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.

A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:

I. Contaminação de lençóis freáticos.
II. Diminuição da umidade do solo.
III. Enchentes e inundações.

Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:

a) uso de fertilizantes e aterros sanitários/ lançamento de gases poluentes/canalização de córregos e rios.

b) lançamento de gases poluentes/ lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.

c) uso de fertilizantes e aterros sanitários/ desmatamento/ impermeabilização do solo urbano.

d) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.

e) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.

Fonte: http://exercicios.brasilescola.com/geografia/exercicios-sobre-Agua.htm

2. O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera.

A transformação mencionada no texto é a:

(A) fusão.

(B) liquefação.

(C) evaporação.

(D) solidificação.

(E) condensação.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/vestibularclicRBS/02enemnatureza.pdf

3. Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou, enquanto o consumo de água foi multiplicado por sete. Da água existente no planeta, 97% são de água salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e apenas 1% corresponde à água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos. A poluição pela descarga de resíduos municipais e industriais, combinada com a exploração excessiva dos recursos hídricos disponíveis, ameaça o meio ambiente, comprometendo a disponibilidade de água doce para o abastecimento das populações humanas. Se esse ritmo se mantiver, em alguns anos a água potável tornar-se-à um bem extremamente raro e caro.

Considerando o texto, uma proposta viável para conservar o meio ambiente e a água doce seria.

(A) fazer uso exclusivo da água subterrânea, pois ela pouco interfere na quantidade de água dos rios.

(B) desviar a água dos mares para os rios e lagos, de maneira a aumentar o volume de água doce nos pontos de captação.

(C) promover a adaptação das populações humanas ao consumo da água do mar, diminuindo assim a demanda sobre a água doce.

(D) reduzir a poluição e a exploração dos recursos naturais, otimizar o uso da água potável e aumentar captação da água da chuva.

(E) realizar a descarga dos resíduos municipais e industriais diretamente nos mares, de maneira a não afetar a água doce disponível.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/vestibularclicRBS/02enemnatureza.pdf

Gabarito

1 – C

2 – C

3 – D

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